sábado, 4 de agosto de 2007

Da India com amor !

Carissimos amigos, familiares, conhecidos e demais!
Eis que finalmente chegámos a Calcutá!
A primeira impressão que tivemos foi assim que saimos do avião à meia noite e estavam estavam 39 graus ... quando acordamos de manhã podem imaginar que estavam pelo menos 40º!
A viagem para cá correu bem, apesar de muito longa...tivemos um grande bonus porque trocaram qualquer coisa nos nossos bilhetes e então viemos em primeira classe!!! Tivemos direito a champanhe... vimos filmes que podiamos escolher e dormi uma bela sesta na cadeira que dava massagens lombares!
Quando chegamos finalmente a Calcutá fomos abalroados por dez taxistas e lá entramos num que nos levou ao hotel. A viagem demorou 20 minutos e iamos morrendo, sem exagero, 20 vezes! o transito aqui é completamente descontrolado e caótico, não há faixas de rodagem nem regras de transito e a única "regra" que existe é a de buzinar de um em um minuto! o taxi levou-nos pelos caminhos mais estranhos que havia e já pensávamos que iamos ser raptados!... mas lá chegámos bem ao hotel e finalmente conseguimos descansar qualquer coisa.
Ontem fomos à casa da Madre Teresa (Mother House) onde vamos trabalhar como voluntários e estivemos junto do seu tumulo. Falamos com umas irmãs que foram simpaticas e explicaram-nos que às quintas é dia de folga e que voltassemos lá amanhã (hoje) para nos inscrevermos.
Depois viemos para uma rua onde todos os voluntarios aqui em Calcutá se costumam encontrar, é a Sudder Street...conhecemos o café onde vamos comer durante o proximo mês, o Blue Sky Cafe.
À tarde, sem nada para fazer e com 42º, completamente ensopados, fomos dar uma volta e conhecer alguns sitios emblemáticos em Calcutá. No caminho houve um homem que deixou cair uma caneta para o chão e nós avisamo-lo de tal ocorrencia...ele ficou tão contente que ficou connosco toda a tarde e foi o nosso guia turistico privado! tivemos a conversar e a ver a parte mais gira (moderna) da cidade e a conhecer alguns costumes indianos. Foi bom porque senão tinhamos andado perdidos...
Ao fim da tarde fomos ao mercado de Calcutá! é um predio gigante tipo imperialista britanico por fora, mas por dentro é bem ao genero de Calcutá ... as ruas apinhadas de gente dos dois lados...de cinco em cinco metros há uma banca que vende roupa, comida, bebidas, carteiras, etc e de vez em quando uma vaca passa por nós! além de tudo isto as ruas teem o cheiro caracteristico de Calcutá ... imaginem cem indianos por metro quadrado com 42º e com esgotos e vacas,comidas e galinhas, cabras, carros, etc e ficam com uma ideia do que possa ser o cheiro!
Um dos confortos que encontramos até hoje é entrar em algum café ou qualquer lado que tenha ar condicionado e ficar à espera que a roupa seque!!!
Hoje, 5ª feira fomos de manhã à Mother House, onde se celebra a missa às 6h e o pequeno almoco é distribuido às 7h (uma fatia de pão bimbo sem nada e chá com leite e uma banana). Conhecemos lá um chileno de Schoenstatt que conhecia todos os nossos amigos da “porta de europa” e que nos teve a explicar e ajudar em algumas coisas, mas já se vai embora amanhã.... pensavamos que iamos comecar a trabalhar hoje mas as inscricões para os voluntarios são só à tarde por isso temos que ficar mais um dia sem fazer nada ... e por isso aqui estamos na internet a mandar-vos este pequeno e-mail!!!
por agora é tudo,
Mandem-nos e-mails, mensagens, cartas, telegramas, faxes, pombas, correio, etc que gostamos muito de receber qualquer coisa do nosso mundo!
Grande abraço e beijinho
Tomás e Rodrigo

PS - O Tomás e o Rodrigo são dois jovens estudantes universitários que resolveram dar um tempo das suas férias à obra da Madre Teresa em Calcutá. Partiram na 3ª feira, dia 31 de julho. O Tomás é treinador na Escolinha de Rugby da Galiza.

Sem comentários: