quarta-feira, 15 de agosto de 2007

Dois dos muitos voluntários em Calcutá!



Continuamos a ir a Daya Dan, mas estamos a ver se mudamos de casa para ir a uma que se chama Prem Dam (durante as manhãs) porque na primeira como estão crianças vão para lá imensos voluntários ... quase que há mais voluntários que crianças!
À tarde temos ido a Kalighat (casa dos moribundos) e tem sido uma experiência dura, mas óptima! ali encontramos as pessoas que foram completamente abandonadas e esquecidas por toda a gente ... há uma carrinha das Missionarias da Caridade que passa pelas estações de comboio e vai recolhendo aqueles que estão deitados no chão ... abandonados, esquecidos, à espera de alguma coisa ...
No outro dia estava a dar de comer a um homem e, no fim deitei-o para que dormisse. Fiquei um bocado sentado ao lado dele. Foi incrivel olhar-lhe nos olhos e não ver nem sentir qualquer expressão, qualquer sentimento, qualquer sinal de vida ... há lá um homem que é tão magro, tão magro que literalmente é um esqueleto coberto de pele ... não tem qualquer musculo no corpo de tal maneira que se alimenta por soro e nem consegue quase mexer uma perna sozinho ...

Às tercas e sabados vamos para uma enfermaria que é uma sala com 6 "postos" e onde veem as pessoas da rua para tratarem as feridas, receberem remedios, etc! é óptimo trabalhar lá porque alem de fazermos coisas que gostamos, é uma maneira de ajudar muito concretamente aquelas pessoas que tratamos e que procuram a nossa ajuda! a enfermaria abre às 9h mas desde as 8h já existe uma fila de pessoas que veem para serem tratadas ... eu e o Rodrigo ficamos sempre juntos num posto: limpamos as feridas, pomos pensos novos e gritamos "next" e vem o proximo e assim por adiante ... no primeiro dia tratamos um miudo (que devia ter 15 anos); tinha-se queimado com água quente no pé, mas só o foi tratar passado tres dias quando já estava cheio de bolhas e infectado ... tivemos quase uma hora a tirar toda a pele queimada e depois pusemos-lhe um penso. Na vez seguinte que lá fomos, o miudo veio, falou-nos e agradeceu-nos. Já estava muito melhor!!!

PS - os nossos voluntários estão ligados à area da saúde, o Tomás como estudante do 3º ano em medicina dentária e o Rodrigo no 4º ano de medicina.

Sem comentários: