sexta-feira, 9 de novembro de 2012

As Escolhas de...

Lenine Moreira



Eu aconselho as pessoas a lerem este livro porque eu antes não lia quase nenhum livro, e achava que todos os livros eram "podres". Mas num certo dia os meus amigos aconselharam-me a ler este livro e eu li, e gostei!

Título: "O Principezinho"
Autor: Antoine de Saint-Exupéry
Colecção: Grandes Clássicos do Século XX
Editora: Publicações Europa América
Porquê da escolha: Eu escolhi este livro porque na minha turma quase todos já o leram e a professora de português do 7º ano Sónia Mello aconselhou-me e disse que tinha de ler porque o livro é fixe.

O meu livro fala de um rapaz que tinha seis anos, que queria ser pintor, mas as pessoas diziam que ele não sabia desenhar, para que ele se interessasse noutras áreas  Ele desistiu de ser pintor e aprendeu a pilotar aviões, numa das suas viagens houve uma avaria no motor e  ele fez uma aterragem forçada no deserto.
Na primeira noite ele adormeceu sobre a areia. Ao amanhecer ele foi acordado por uma voz que lhe pedia para desenhar uma ovelha. Quando ele acordou reparou que era um rapazinho que lhe estava a pedir para desenhar a ovelha, ele disse que não sabia desenhar, mas o rapazinho disse que não se importava, ele desenhou mas não conseguiu à primeira, então desenhou uma caixa e disse-lhe que a ovelha estava dentro da caixa. Passado um longo tempo, ele percebeu que estava noutro planeta, que afinal era um asteróide o B612 e que o rapaz se chamava Principezinho. Ele ficou por lá a arranjar o avião.
  Todos os dias ele ia descobrindo novas coisas sobre o B612 e sobre os gostos do Principezinho, tal como o pôr-do-sol. Naquele planeta havia uma flor bela que o Principezinho sempre admirava, regava-a todos os dias. Quando o avião ficou concertado, ele decidiu partir e o Principezinho pensou que queria conhecer outros sítios fora do seu planeta.
No dia seguinte o Principezinho limpou todos os vulcões do seu planeta, regou a flor e decidiu que se ia embora com ele no avião. Quando partiram a flor disse que amava o Principezinho.
No primeiro planeta encontraram um rei, no segundo um vaidoso, no terceiro um bebedo, no quarto um homem de negócios, no quinto um acendedor de lampiões, no sexto vivia um escritor que era geógrafo e por fim chegaram à terra.
Cairam no deserto onde conheceram uma cobra e perguntaram onde se encontravam os homens  mas a cobra não respondeu. Percorreram o deserto e só encontraram uma flor de três pétalas. Subiram uma montanha e falaram mas só se ouvia o eco. Desceram a montanha e encontraram um jardim de rosas e o Principezinho percebeu que a sua flor era única. Quando sairam do jardim encontraram uma raposa que os acompanhou. Decidiram ir à procura de água e encontraram um poço onde beber.
Passado pouco tempo encontrou os seus colegas, mas não falou a ninguém da sua aventura, então o Principezinho foi-se embora pois tinha saudades da sua flor, e ele disse que sempre que olhasse para as estrelas se lembraria do Principezinho.

Sem comentários: