quinta-feira, 15 de novembro de 2012

As escolhas de...

Jorge Pina


Eu escolhi este livro porque é bom ler sobretudo quando o livro é de um escritor angolano chamado Ondjaki. Este nasceu em Luanda, Angola em 1977. E porque fala dele na sua infância e das pessoas da rua dele (as pessoas mais próximas) em Angola e porque queria saber algum vocabulário angolano.
Eu aconselho a ler este livro as pessoas que gostem de ler sobretudo de histórias de pessoas na sua infância e gostam de ler livros de escritores angolanos como Ondjaki.
O meu capítulo preferido foi "O Homem mais magro de Angola" por ser engraçado e porque o Vaz por ser tão magro partiu duas costelas!

"O Homem mais magro de Angola" 

A casa do tio Chico tinha talvez a cerveja mais deliciosa de Luanda. Os mais velhos é que diziam isso antes e depois de beberem muitas. O tio Chico sabia sempre quem estava no portão pelo modo como a campainha tocava. As pessoas iam chegando.
O tio Chico gostava de fazer obras no quintal, ao lado da enorme gaiola haviam dois quartos com carne, peixe e o barril de cerveja. Um quarto era tipo geleira o outro a arca de congelar. No quintal do tio Chico já não contavam as cervejas que saiam a partir da 77ª. As pessoas riam, os pires ficavam sem torresmos e  os olhos brilhavam com tanto convívio e cerveja.
A campainha tocou. O tio Chico não disse nada. O tio Chico mandou a tia rosa abrir. Era o Vaz um senhor muito alto, talvez o homem mais magro de Angola. O Vaz cumprimentou toda a gente e quando chegou ao pé do tio Chico, com medo, deu-lhe um abraço, o tio Chico fez questão de o apertar e de repente ouviu as costas do Vaz a estalarem. Depois o Ndalu deu-lhe uma cerveja, ele tentava disfarçar a dor mas não conseguia. 
Depois do jantar, as filhas do tio Chico foram deitar-se e a novela já tinha quase terminado quando o telefone tocou. O tio Chico atendeu, primeiro ficou preocupado mas depois riu devagarinho e desligou o telefone. Depois de beber uma cerveja de penalti disse que o Vaz estava no hospital com duas costelas partidas.

 Título: “Os da minha Rua”;
·         Autor: Ondjaki é o pseudónimo do escritor angolano Ndalu de Almeida;
·         Capa: António Jorge Gonçalves;
·         Editora: Editorial Caminho-2007.



  Alguns Prémios:
·         "Actu Sanguíneu" (poesia) Menção Honrosa no prémio António Jacinto (Angola, 2000);
·         "E se amanhã o medo" (contos), Prémio Sagrada Esperança (Angola, 2004);
·         "E se amanhã o medo" (contos), Prémio António Paulouro (Portugal, 2005);
·         Prémio FNLIJ 2010 “literatura em Língua Portuguesa”, com “Avó Dezanove e o segredo do soviético”;
·         Prémio JABUTI, categoria ‘juvenil’, com o livro “Avó Dezanove e o segredo do soviético” (2010);
·         Prémio Caxinde do Conto Infantil, com “Ombela, a estórias das chuvas” (Angola, 2011);
·          Prémio Bissaya Barreto 2012, com “A bicicleta que tinha bigodes” (Portugal, 2012).





"As Escolhas de..." Nascem no projecto Salas de Estudo, de um convite à leitura diária surgiu a necessidade de partilha, cada leitor é incentivado a partilhar as suas escolhas e a levar a ler.
Num livro um amigo, um amigo que fica maior se for partilhado!


Sem comentários: