segunda-feira, 2 de abril de 2007

A arte de bem trabalhar a cana!

Dois homens da comunidade da Galiza juntaram os seus saberes e hoje trabalham na difícil arte de confeccionar cestos para múltiplas funções a partir de canas apanhadas nos poucos canaviais, ainda existentes, em redor de S. João do Estoril.

Manel Quintino
• Português, 57 anos
• Reformado por invalidez
• Pai de 9 filhos
• Vive na comunidade do Fim do Mundo desde que nasceu.
Aprendi a arte de fazer cestos com o meu pai e com os meus tios… vivíamos deste trabalho para sobrevivermos. Na altura, eu era puto, hoje voltei a fazer! É uma maneira de juntar uns tostões à minha pequena reforma!

António Montes
• Português, 47 anos
• Desempregado
• Casado, pai de cinco filhos e avô de quatro netos
Aprendi a fazer cestos com o meu pai que Deus tem. Neste momento, junto com o Manel tento desenrascar-me na vida... Aceito encomendas de todo o tipo de cestos, e também faço esplanadas em cana para o jardim e «sombreros»!















Nota- Quem estiver interessado em saber mais pormenores do trabalho destes dois homens, pode contactar o nosso mediador Zé Luís Quintino através do telemóvel 938 802 100

Sem comentários: