terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Mas afinal o que é que são os resumos?


Hoje vamos falar-vos do resumo, uma ferramenta de trabalho do dia-a-dia, um companheiro no percurso do sucesso escolar! Uma relação complicada de amor e ódio (porque a preguiça, às vezes, também é companheira) … mas ninguém melhor do que os nossos jogadores para descreverem esta ferramenta.

Os sintéticos:
“Os resumos servem para estudarmos para as aulas para os testes e para fazer os T.P.C.’s. Os resumos são um resumo da matéria que demos nesse dia.” Georgi 7º
“ O resumo para mim serve para mostrar o que nós demos nas aulas em poucas palavras e com exemplos. E às vezes servem para estudar.” Lenine 7º

Os futuristas:
“Os resumos servem para escrever ou fazer um resumo das aulas que tivemos hoje, por toda a matéria que demos, depois quando tivermos teste podemos estudar pelos resumos. Ao fazermos resumos relembramos a matéria.” Gabriel 7º

Os analistas:
“ O resumo serve para muita coisa, para alguns serve para muito pouca coisa… Eu gosto muito do resumo, serve para dizer o que fizemos, aprendemos, o que sabemos e o que podemos aprender sobre as aulas. Depois a explicadora ou o explicador dão mais uma ficha do livro para treinarmos para quando tivermos testes termos boa nota.” Tote 5º

Os poetas:
“Os meus versos são amor,
Sem os meus versos não consigo viver.
Os meus versos são como o meu amigo.
Eu faço sempre os resumos, das disciplinas todas,
da minha escola …
Eu adoro os meus resumos.
Os meus versos saem do meu coração.
Gosto muito dos meus resumos…
Ás vezes os meus resumos não ficam bem,
Ás vezes ficam e eu fico orgulhoso.” Natalino 6º

e também os insatisfeitos:
“Para: Sr. Resumo
De: Vitaly
Meu caro Resumo isto não pode funcionar assim, eu não gosto de te escrever… e tenho de te escrever diariamente…Odeio quando tenho de te escrever à segunda, terça, quarta, quinta, sexta… São os dias em que tenho aulas!!! Não percebes? Já estou cansado…
Já te escrevo desde Setembro? Quando é que isto acaba?
Adeus meu caro amigo,
Vitaly” 7º

Várias visões, várias abordagens, o resumo é para cada um à sua maneira. Cada estudante descobre a sua maneira de resumir, de interiorizar e de alcançar resultados. No entanto há um resultado que nos deixa a todos contentes, cada vez há mais e melhores resumos, e no primeiro período a qualidade e a quantidade duplicaram em comparação com o ano passado! Mais um passo dado no caminho para o sucesso escolar!

Sem comentários: