sexta-feira, 26 de março de 2010

Vulcão


Sobre este tema

um grupo de crianças do ATL da Galiza

fez um trabalho para a disciplina de Área Projecto.

São estudantes do 5º ano, turma C da EB2,3 da Galiza.



O que é o vulcão?

O vulcão é uma montanha que foi empurrada para fora da terra. Mas porque isso acontece? No interior do planeta, existem placas (chamadas placas tectónicas). O movimento destas placas mandou para fora essas montanhas.



O aumento da quantidade de lava (rocha líquida) pressiona o magma para fora da crosta terrestre. Quando esta pressão se torna muito alta, o magma é expulso para fora.

O Brasil tem um título inédito nesta área. É o país com o vulcão mais antigo do mundo formado pelo sistema de caldeiras vulcânicas e está localizado na Amazónia, Entre-Os-Rios Tapajós e Jamanxin. Sabe quantos anos tem esse vulcão? 1,9 Bilhão de anos!!!


Curiosidades
- Um dos mais conhecidos vulcões em erupção da actualidade é o Etna. Ele tem 3,34 mil metros de altitude e está situado no extremo oriental da ilha da Sicília, na Itália.

- Acredita-se que existam 550 vulcões activos no mundo.

- A nuvem de cinza que cobre a superfície da região onde ficam os vulcões demoram a se recuperar, mas as plantas nascem novamente ainda mais fortes.

- A lava de um vulcão pode chegar a 2 mil ºC


- A beleza do vulcão em erupção não apaga o desmatamento causado nas florestas. A lava quente incendeia as árvores e destrói casas.



- A fumaça provocada pela erupção pode causar problemas respiratórios nas pessoas que vivem perto do vulcão.

- O Mauna Loa, que fica no Havaí, é maior vulcão do mundo com 12 mil metros de altura e 100 km de diâmetro. Sua última explosão foi em 1984.


Trabalho realizado por:
• Francisco Faria
• Hugo Vasques
• Jorge Pina
• Rui Matos

Parabéns!

Sem comentários: