segunda-feira, 28 de abril de 2008

quinta-feira, 24 de abril de 2008

SEGURANÇA

Foi a palavra-chave que se ouviu hoje no ATL da Galiza.
Graças à Prossegur (responsável pela acção da formação) e ao Entrejuda (ponte entre as diferentes instituições e organizações) um grupo de 20 crianças entre os 6 aos 9 anos pode ouvir, falar e dar testemunho sobre os cuidados e medidas que se devem tomar em situações tão diferentes de vida como por exemplo as regras para andarem na rua, o evitar estar sozinho em casa, o não aceitar boleias ou doces de desconhecidos, o estar sempre junto de um familiar mesmo quando estão a brincar no exterior,o não frequentar locais desconhecidos, etc.

A apresentação do tema foi feito através da figura do " SHREK e amigos ", o que entusiasmou e " prendeu " o grupo. Os miúdos verbalizaram de uma forma viva experiências, histórias de vida e até medos.
Obrigado ao Sr. Jorge que tão bem apresentou o tema

e à Prossegur e Entrejuda.

No final da sessão houve tempo para a entrega de presentes.

UM POR TODOS, TODOS POR UM !

sexta-feira, 18 de abril de 2008

" Hoje sou uma mulher feliz "


Sou a Sãozinha.
Sou assistente de professora primária numa escola oficial em Londres.
Fui para Inglaterra há 5 anos porque aqui não estava a dar...fui com o meu filho Miguel à procura de melhor vida.
Vim para o ATL da Galiza na 4º classe e por aqui fiquei uns anos.
Agora em Londres vivo perto da Fáfa e da Paulinha que foram minhas vizinhas no bairro e minhas amigas no ATL. A Paula está grávida do 2º filho. Elas estão bem.
Estou noiva de um inglês, o Gregory, e vou casar com ele no dia 2 de Agosto. Faço questão de casar pela igreja porque a minha educação e a minha formação é católica...vou à missa todos os domingos...lá as igrejas católicas são muito poucas porque a maioria das pessoas são protestantes.
O meu irmão Nelson que também andou aqui no ATL está em Moçambique a viver com a minha mãe. Ele agora está muito melhor.
Hoje sou uma mulher feliz.
Inglaterra é uma terra de oportunidades. Se tivermos cabeça nós conseguimos ter uma vida boa...encontrei lá mais saídas do aqui.
No início passei muito mas hoje trabalho,tenho a minha casa e o meu filho estuda; fala quatro línguas e joga basquete...vai agora participar num intercâmbio entre a escola dele em Londres e uma escola francesa e vai estar em Paris para jogar durante uma semana.
Em Inglaterra nós podemos fazer todos os cursos que quisermos...são de borla.
O lema é “não desistir.”
Como auxiliar na escola o meu papel é de acompanhar as crianças com mais dificuldades...ajudo a reforçar o trabalho da professora.
A minha formação é contínua.
Nas férias aproveito para visitar outros países...já fui a Itália e aos Estados Unidos da América.
Hoje quando venho a Portugal e em especial à Galiza sinto saudades e sinto-me um pouco perdida...já partiram algumas pessoas que me recebiam com alegria como a tia Clarisse, o tio Barros e a Astra.
O ATL da Galiza é que não muda...as pessoas continuam aqui...é bonito ver-vos e saber que continuam a trabalhar com a comunidade.

quarta-feira, 9 de abril de 2008

SOS BEBÉS !


Se tem roupa em bom estado de crianças recém-nascidas ou de bebés até aos 2 anos?
Se tem um carrinho ou banheira que já não utilize e esteja em bom estado?
Entregue-nos no ATL ou na Casa Grande para podermos distribuir.
Estamos abertos de 2ª a 6ª feira das 9h às 22h.

domingo, 6 de abril de 2008

Noticias rápidas das nossas gentes!

A Rosa já foi mãe de um rapagão com 3,700Kg. Correu tudo bem e os pais e o bebe vieram fazer-nos uma visita.
A Rosa está a organizar-se para em Setembro recomeçar os estudos e o bebe ficará numa creche da Misericórdia de Cascais enquanto ela estiver nas aulas.


O ACIDI esteve no nosso centro no passado sábado e atendeu e aconselhou todos quantos por aqui quiseram passar.


Os treinos da Escolinha de Rugby da Galiza já recomeçaram depois de umas férias da Páscoa, merecidas. Os nossos jogadores voltaram finalmente aos treinos EM CAMPO DE RELVA no Estoril AC.
Palavras para quê?????


Recebemos a visita de dois antigos alunos do ATL: o David e o Nuno. Estão bem.
O David está a trabalhar num projecto ligado à carpintaria e o Luís está na Escola Secundária de Cascais a estudar.
Os 2 amigos ficaram com o "bichinho" do rugby quando através do ATL da Galiza foram jogar no Cascais há cinco anos atrás e nesta nova época voltaram ao Rugby e estão no escalão dos SUB 20 no Cascais. Ficamos contentes por eles.


Mais uma voluntária a dar uma mão à nossa casa. Chama-se Ana, é namorada do nosso querido treinador Duarte e vem apoiar a bolsa de emprego da Casa Grande duas vezes por semana (vai receber as inscrições dos que estão desempregados, vai tentar ajudá-los a procurar trabalho segundo as suas habilitações e "saberes" e vaicontactar empresas e Instituições).Vam'lá Ana!


Já está a funcionar a mesa de matraquilhos depois de obras de restauro feitas pelos monitores António e Tomas.A felicidade é geral quer para os miúdos quer para os adultos.O requinte máximo é a colocação de um telheiro para proteger do sol os nossos jogadores.
Liiiiindo!