terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Histórias de vida nos 25 anos do ATL da Galiza!


" Sou a Yolanda Sacupima.
Neste momento estou a viver em Londres, estou no 2º ano da faculdade no curso de economia e marketing.
Em 1988 viemos de Angola para Portugal e ficamos a viver no Fim-do-Mundo. Os meus pais inscreveram-nos na escola e no ATL da Galiza (a Adriana, o Artur, a Sissi e eu).
No ATL fiquei seis anos e guardo boas recordações desta casa...são difíceis de esquecer até porque fazem parte da minha infância. Foi um tempo excepcional. Depois da escola vínhamos para o ATL onde brincávamos, fazíamos os trabalhos de casa, fazíamos actividades em grupo, jogos e também fazíamos teatro. Uma das actividades mais recentes foi quando ensaiámos a peça do “ Soldadinho de Chumbo” onde eu era o “coelho” no grupo dos bonecos da Suzete. Infelizmente nessa altura tive que ir para Inglaterra e não cheguei a estrear-me, fiquei só pelos ensaios.
Sei e ouvi dizer em Londres que o teatro correu muito bem e que as pessoas viram e gostaram muito. Esta peça deu muito nome ao ATL porque foi uma peça muito falada.
Lembro-me também de outro acontecimento passado com o ATL, onde eu fui conhecer o escritor angolano chamado Óscar Ribas. Já nessa altura ele era cego. Deu-me dois beijinhos e fez-me uma festinha na cara e isso marcou-me muito.
Durante o tempo que passei no ATL aconteceram pequenas divergências com outros miúdos visto que éramos de culturas diferentes, mas os monitores sempre nos fizeram sentir muito amados e importantes, por isso, todas as divergências foram superadas.
Fui sempre uma criança feliz, não houve grandes problemas no nosso lar.
Consegui ir sempre superando os problemas.
Eu tinha 9 anos quando fui viver com a minha família para a Inglaterra, estava numa fase para me adaptar bem à mudança de ambiente. Tive algumas dificuldades com a língua porque nunca tinha estudado inglês e também nunca tinha visto tantas pessoas de tantos diferentes países. Nos primeiros meses na escola foi um pouco difícil, mas depois tudo correu bem. Hoje eu e os meus irmãos estamos integrados em Inglaterra. É uma sociedade que dá muitas oportunidades e faz a pessoa sentir que pode concretizar aquilo que verdadeiramente quer. Os meus irmãos também estão bem e por isso somos felizes.
A Adriana é enfermeira, o Artur tirou o curso de gestão e finanças e trabalha na área de administração e gestão de casas. A Sissi é tradutora de inglês para o português e os meus irmãos mais novos - o Andrew e a Jennifer que já nasceram lá, estão na escola primária.
Pensamos ficar em Inglaterra apesar do apreço que temos por Portugal. Anualmente vamos a Portugal de férias, para matar saudades. Fazemos questão de ir sempre ao ATL porque sentimos que uma parte de nós está aqui.
Temos a dupla nacionalidade (luso-angolana) com excepção dos meus irmãos mais novos que são apenas portugueses.
A minha maneira de ser pode ter muito a ver com a cultura portuguesa, mas creio que é com a cultura inglesa que eu mais me identifico.
No fundo a minha adolescência e a minha juventude foram na Inglaterra; os meus amigos quer portugueses quer ingleses já me disseram que eu tenho mesmo o senso de humor inglês; em comparação o meu irmão Artur sabe falar perfeitamente a língua inglesa mas eles acham que eu sou mais inglesa do que ele; talvez isto tenha a ver por eu ter ido para lá mais nova do que os outros meus irmãos. Fiz lá a primária e a secundária toda. Sou feliz. "


Nota - Este testemunho foi dado pela Yolanda quando nos visitou no verão de 2004.

Sem comentários: