quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Há 25 anos atrás aconteceu!

Durante o mês de Março de 1983 a Sra. Director da Escola Primária da Galiza – D. Cândida Leite Silva –

recorreu ao Núcleo Territorial de Cascais da Segurança Social ( na altura coordenado pela Dra. Teresa Abrantes)

para apresentar os graves problemas que se verificavam na escola mencionada:
1. Violência
2. Dificuldades graves de aprendizagem
Analisados, sumariamente, os problemas, constatou-se que não seria apenas, o Núcleo de Cascais da Segurança Social, a poder apresentar uma resposta mas também, todas as entidades ligadas directamente ou indirectamente aos domínios Educacional, Económico e Social, pelo que contactámos o Centro de Saúde, a Câmara Municipal de Cascais e a Misericórdia de Cascais (na pessoa da Dra. Isabel Migueis).

Realizou-se a primeira reunião em Maio de 1983. Estiveram presentes o Conselho Escolar, representantes do Centro regional da Segurança Social de Lisboa, Centro de Saúde, Câmara Municipal e delegação escolar.
Cada um dos serviços, reflectiu sobre as questões expostas e sobre as possíveis causas. Acordou-se que seriam apresentadas pelos intervenientes propostas de resolução.
Ainda em Maio, foi analisado o documento elaborado pelo Conselho escolar e realizou-se uma reunião com a Comissão de Pais com os quais foram estabelecidas prioridades das respostas a dar. Nesta reunião foi também sugerida a hipótese de utilizar a escolha velha da Galiza, como espaço em que se pudessem realizar actividades, as quais, sem dúvida, possibilitariam uma canalização de energias que até ao momento se manifestavam em comportamentos anti-sociais.
Como conclusão da reflexão realizada, foi opinião unânime de que a curto prazo, o mais premente e o mais viável seria a organização de:
1. Criação de Actividades dos Tempos Livres na Escolha Velha da Galiza ( O NOSSO ATL DA GALIZA )
2. Criação de dois espaços na escola Nova da Galiza – apoio às refeições e apoio aos alunos com deficiências de aprendizagem

Relativamente ao primeiro ponto citado anteriormente, o Núcleo Territorial de Cascais da Segurança Social foi encarregado da sua organização, desencadeando todos os mecanismos necessários, e para o efeito decorreram as seguintes etapas:
- Insistência na desactivação da “escola velha”, junto da Direcção Escolar de Lisboa, Sub-Director Carvalheira.
- Negociação com a Santa Casa da Misericórdia de Cascais, com a finalidade de esta fosse o suporte Jurídico das actividades de tempos Livres, em colaboração com o CRSS de Lisboa, através do Núcleo de Cascais…….

(informação retirada de um relatório da Segurança Social em 1983 e cuja cópia faz parte do arquivo histórico da nossa casa)

Nota - O ATL da Galiza estará sempre agradecido a estas TRÊS GRANDES SENHORAS, pela possibilidade de termos nascido.

Sem comentários: