quarta-feira, 25 de julho de 2007

Pinhão

É um fruto típico de Cabo Verde. Cresce numa árvore grande e as pessoas costumam plantá-las nos seus quintais. Tira-se a casca verde, come-se o miolo branco e atiram-se as pevides pretas para a terra. Quem sabe se daqui a uns anos não temos uma arvore de pinhão próxima da Casa Grande e do ATL da Galiza!!!! :)

Presentes de Cabo Verde

A D. Guilhermina Pina, uma amiga e assídua frequentadora da Casa Grande nos vários projectos que aqui acontecem chegou ontem de Cabo Verde mais precisamente da cidade da Praia na ilha de Santiago. Durante um mês teve possibilidade de se reencontrar com a sua mãe Domingues e com a sua filha Izilinda.
Matou saudades da família e da sua terra e trouxe-nos as famosas bolachas (feitas de farinha de trigo, água, sal, uma pitada de açúcar e um pouco de fermento) e “filhoses” acabadinhas de cozinhar com farinha de milho, leite em pó, ovos açúcar e sal.

Qui saudadi di nhá terra Natali!



quinta-feira, 19 de julho de 2007

Mini-colónia de férias da Escolinha de Rugby da Galiza

Durante quatro dias um grupo de 30 atletas da nossa escolinha tem estado bem envolvido num tempo de brincadeiras e jogos com os treinadores Duarte, Bernardo, Tomás, Nuno, Rui, Frederico e Francisco. Até o treinador Zó dos bambis do Belenenses veio dar uma ajuda. A Inês e a Teresinha são as voluntárias que se preocupam com a logistica da colónia: os lanches, as pipocas no cinema, as águas no campo, etc.
Mais uma vez, tudo acontece graças ao empenho de muitos amigos. A eles todos e em especial ao Vereador Sande e Castro e ao Prof. João Bento da CMC e à direcção do Dramático do Cascais o nosso MUITO OBRIGADO.
Fechamos com chave de'oiro o nosso 1º ano de vida da Escolinha de Rugby da Galiza.
Vam'lá!






















terça-feira, 3 de julho de 2007

Está-nos no sangue!

Desde que esta casa abriu há 24 anos, as feiras que aqui acontecem são sempre lugar para encontros e partilhas!
E tudo acontece graças às inúmeras dádivas que até nós chegam (roupa, sapatos, utilidades domésticas e outras que não sabemos muito bem qual a sua utilização mas que são sempre cobiçadas por alguém). Tudo é aproveitado num ambiente de grande alegria e entusiasmo.











segunda-feira, 2 de julho de 2007

Consagração a Nossa Senhora




Este cântico (letra e música) foi construido pela nossa educadora Guida Ramalheira em Dezembro de 2004, altura em que consagrámos o nosso ATL a Nossa Senhora.
Oiçam e divulguem-no!