terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

A festa foi linda!

No domingo

e cheios de energia

um grupo grande de antigos e actuais alunos, equipa e famílias

juntaram-se no ATL

e subiram até à nova Igreja, A Boa Nova, construída e inaugurada no espaço

onde durante muitos anos viveram em barracas muitas pessoas da nossa comunidade.






Numa missa presidida pelo pároco do Estoril, Padre António Fernandes,

rezamos e demos graças por estes 27 anos de caminho comunitário.









O coro formado por crianças, jovens e adultos

animou a missa,

com o apoio de violas e batuques.







































No final e perante a Irmã Elvira,

a irmã saleziana

que há mais de 30 anos vive e trabalha para comunidade da Galiza,

cantámos à nossa maneira

"Deixa a luz do céu entrar..."





Depois...

foi tempo de voltarmos para a nossa casinha e num almoço partilhado

com o contributo de todos

passarmos um tempo bem divertido e alegre.









" Sou mãe do Tobias e do Bruno e para mim o ATL é importante porque foi a minha primeira casa que me ajudou, que me deu a mão e já faz parte da minha família. Gosto das pessoas que estão cá..."







"Vim cá ajudar porque os meus filhos andam cá e o meu marido trabalha cá."

Fernanda Montes




Houve tempo para uma justa homenagem

à antiga directora da escola Primária da Galiza,

a Prof D. Cândida,

que em 1983 pediu ajuda na integração de crianças problemáticas

em actividades de tempos livres.

Foi ela a razão para a abertura do ATL da Galiza,

que desde o inicio

definimos como um espaço privilegiado para:

- Acolher, receber e zelar pelo bem-estar das crianças e adolescentes;

- Individualizar e valorizar as suas capacidades, estimulando a sua auto-estima, autonomia e responsabilidade;

- Estimular o viver em comunidade, com a aceitação da diferença;

- Reforçar a identidade cristã do nosso centro, com o respeito palas outras crenças;

- Reforçar o gosto pelo sucesso escolar e pela sua futura qualificação profissional;

- Apoiar a sua integração na comunidade alargada;

- Fomentar a prática desportiva, desvalorizando os efeitos negativos da competitividade;

- Estimular a proximidade e a relação com as famílias;









" Tenho uma longa história com o ATL desde que eu cheguei cá em 1997…é muita coisa que eu nem sequer posso agradecer. Ajudaram-me com os meus filhos na escola, no ATL e em muitas coisas "
Nassi, mãe do Nalbertino e Márcia









" Parabéns ao ATL pelos 27 anos. Andei cá, cresci cá, não tenho cá os filhos mas tenho os amigos e espero que o ATL continue muitos e muitos anos a trazer união para o pessoal do bairro e da comunidade..."

Patrícia, actual estagiária no ATL











" O ATL é uma grande casa. Ajudaram montes de crianças e não só me tem ajudado a mim também e ao meu marido tanto monetariamente como moralmente. Tem sido óptimo, têm uns colaboradores cinco estrelas. Muita saúde para eles continuarem a fazer o trabalho deles. Muitos parabéns "

Fátima










" Sou mãe de 5 filhos que andaram aqui.... Um beijinho para o ATL da Galiza que criou os meus filhos até agora..."

Mariazinha, mãe do Idnei, Sérgio, Andreia, Xico e Cândida









" O ATL é a nossa casa e será para o resto da vida... São anos e anos que passam e a nossa ligação é grande... Quando falamos daqui, os nossos olhos brilham porque só sentimos amor e solidariedade cá dentro e nós crescemos aqui... Aprendemos com o ATL o que é ser solidário, o que é amar o próximo...O ATL é a nossa casa e será para o resto da vida "

Regina, antiga aluna do ATL















"O ATL é um anjo que veio cair aqui no Fim do Mundo, tudo de bom. Tudo o que eu tenho hoje é graças a esta casa, tudo mesmo."

Milú






" Levo belas recordações do ATL, é da minha família...
Titi, antiga aluna e mãe da Soraia e Selma que frequentam actualmente o nosso centro








A meio da tarde veio o bolo de anos, antecedido com o nosso hino cantado de uma forma emotiva por todos:

Era uma vez à tanto tempo
apareceu veio com o vento
era uma casa pequenina
era bonita toda pintadinha
e agora venham os meninos
encher de sonhos todos os cantinhos

O que é, o que é
o que é?
é o ATL da Galiza a bater o pé

E o tempo foi passando
e a história se desenrolando
temos ranchos e passeios
acampamentos e alguns devaneios
aprendemos a viver
as coisas boas que sabemos fazer

O que é, o que é
o que é?
é o ATL da Galiza a bater o pé

E daqui a muito tempo
vamos ouvir o segredo do vento
porque esta casa nos deixou
tantas saudades do que lá se passou
e todos vamos ver
os amigos sempre a crescer






O presidente da CMC também se juntou à festa, com o Dr. Carlos Carreiras e a Sr. Vereadora de

Acção Social Dra. Mariana Cabral.

" Estamos hoje aqui muito especialmente para dar um grande abraço de parabéns.

Primeiro para vos dizer que com a Santa Casa da Misericórdia e com a Câmara de Cascais

temos o maior orgulho em ajudar esta obra, mas em segundo lugar para vos dizer que para

nós é muito importante que consigam ter convosco todos aqueles que dirigem o ATL, desde a

Maria Gaivão a todos os seus colaboradores, a todas as professoras, e hoje fico muito

enternecido por ver que as pessoas que há muitos anos aqui passaram e vieram partilhar

connosco esta refeição e este convívio, e para lembrar que foi com esta obra que pudemos

proporcionar tempos livres úteis, tempos livres de formação e proporcionar que os jovens

tivessem uma ocupação digna daqui desta envolvente da Galiza. Espero que continuem por

muitos e bons anos cada vez com melhores instalações, cada vez com maior empenho da

Câmara e da Misericórdia e um grande abraço que é para todos mas que eu vou

consubstanciar num beijinho muito especial à Maria Gaivão.

Dr. António Capucho




Vim cá festejar os 27 anos do ATL, uma casa que nós vimos crescer pequenina. Sem o ATL e sem a ajuda e das Irmãs, a comunidade do Fim do Mundo não seria ninguém. Lutaram muito por estas famílias até hoje e continuam a ajudar ... que continuem com muita saúde para continuarem a fazer do bom e do melhor.

Mª Dulce Carvalho















"...O apoio que o ATL faz à sociedade, no sentido de ajudar as pessoas que passam mais necessidades."
Pedro, seminarista





No final e com o apoio de muitas mãos amigas

arrumou-se o espaço

porque no dia a seguir

as portas estariam abertas para o recomeço do dia-a-dia.



Sem comentários: