sábado, 25 de julho de 2009

Num encontro de amigos...


...fomos para longe...


...fomos para muito " longe "...



...para mais longe do que a nossa imaginação consiga contar...



...fomos entre amigos...



...para nos encontrarmos com outros " amigos maiores "...



...e lá...



...lá ao longe...



...vivemos...











" Eu gosto de ficar em minha casa mas também gosto de estar aqui porque há muitas camas para todos dormirem...gosto de comer as frutas da árvore e de ajudar a levar o lixo " - Erasmo, 5 anos

...brincámos...











...comemos...







" Gosto muito de aqui estar...tenho muitas actividades, monitores fixes e gosto de "combater" nos jogos...aqui posso brincar mais à vontade com os meus amigos porque temos muito espaço...estou perto da natureza...há mais ar fresco, mais verdura, mais árvores...só não gosto dos bichos e principalmente das abelhas" - Hugo, 10 anos

...dormimos...





...construimos...







"Sinto-me bem aqui...fiz novos amigos e encontro coisas novas para brincar...tenho muitas saudades da minha mãe, pai e avó. Não consigo ficar longe da minha familia...preciso que eles estejam perto de mim" - Isabela, 8 anos

...partilhámos...





...estivemos em encontros diários com Jesus...




















...cantámos...










"gostei muito de ir à barragem porque fui às cavalitas da Inês e da Balela...gostei de dançar na roda e de gritar muito na noite de terror...vi uma planta que parecia ter olhos...mais à frente vi anões mascarados, o Bernardo, o Pedro e a Maria Gama...não gostei de ver morcegos no caminho. Gostei muito da salada de feijão frade e tenho saudades da minha mãe e do meu pai." - Dautrin, 8 anos

...tivemos a água como aliada...


















...e as árvores como companheiras...







"Gostava que este campo nunca acabasse...tratam-nos bem...aqui tentamos não chatear ninguém...a missa acontece todos os dias e nós é que preparamos tudo;gosto mais da missa assim e acho que devia haver uma de manhã e outra à tarde se os miudos não adormecerem...gostava de continuar aqui, indo só ao fim-de-semana ao bairro para ver os meus pais" - João Mendonça, 12 anos

...descansámos...














"Aqui tenho felicidade...fiz a caça ao tesouro e brinco muito com as minhas amigas...gosto de jantarmos todos juntos em roda...lá em casa não jantamos juntos à mesa"
- Maria Adão, 8 anos

...arrumámos o nosso espaço (as raparigas claro!)...




...ou não (é mentira, rapazes?)...



" Pegadas quer dizer férias no campo para brincar muito com os amigos e fazermos jogos....aqui temos um campo com muitas árvores; gosto da natureza porque os meus anos são na primavera...só tenho medo quando vêm a noite porque as árvores ficam a assustar-nos...quando está escuro as árvores viram fantasmas... tenho saudades da minha mãe porque o campo fica longe de minha casa" - Suely, 8 anos

...estivemos protegidos e fomos individualizados...























...fomos equipa...





















"Gosto dos monitores porque são divertidos e nossos amigos...gosto de estar no campo porque tenho mais liberdade de conhecer a vida animal...gosto de apanhar animais para os ver...tenho medo das formigas de cabeça vermelha e amarela porque picam e fazem comichão" - Rui Jotta, 10 anos

...ganhámos "bandeiras " e batalhas, "correndo mais que o vento"...













...encontrámos princesas...



"Encontrei aqui muitas pessoas novas...vi bichos com os morcegos que nunca tinha visto na minha vida...também vi pela primeira vez as árvores que dão cortiça...gosto imenso de estar ao ar livre porque é melhor para nós...em vez de respirarmos dióxido de carbono, respiramos oxigénio...aprendi o hino do pegadas...é muito bonito" - Marcia Vanessa, 11 anos

...fomos cavaleiros...





...sarámos feridas...



"Descobri aqui pessoas diferentes, que se preocupam e gostam de ajudar crianças...nem toda a gente é como eles...não estava à espera de sermos tão bem recebidos à porta do campo quando chegámos no primeiro dia...ao principio achei que isto não ia ser divertido, achei que este espaço era para pessoas velhinhas...o espaço era vazio...mas logo que o programa louco começou,gostei muito...espero voltar no próximo ano porque levo boas recordações"
- Rasven, 13 anos

...ensaiámos lengalengas, dançámos ritmos "frenéticos"...














...fomos exploradores...





"É o segundo ano que venho e adoro este tempo...penso que os monitores gostam e acreditam em nós porque eles acreditam em Deus e assim tem mais força para nos ajudar" - Tamiris, 11 anos

...carregámos " baterias "...










...reforçámos laços...

















"os monitores fazem-me alegre...aqui é um lugar diferente porque é campo, é muito diferente da minha cidade...não tive asma" - Nico, 10 anos

...redescobrimos a água doce...




...e a arte de nadar...









"Fizemos jogos e desenhos...gostei muito de comer as bolachas com chocolate" - Camélia, 7 anos

...construimos um SPA no campo...






...descobrimos quem é o melhor amigo de Jesus...








...limpámos as amoras das silvas...






"Aqui encontrei:
- a vida da minha mãe quando era pequena: tinha de lavar a roupa à mão; tinha de partilhar tudo com os irmãos; tinha horas para tudo; tinha uma vida divertida.
- monitores felizes
- aprendi a conviver com os outros porque no dia-a-dia estou sózinho com a minha mãe
- aprendi a perder um pouco de medo nos jogos à noite porque andei no campo acompanhado
- aprendi o que é estar na água doce porque nunca tinha estado num rio
- aprendi que estar com Jesus não é chato porque ele sabe o que é melhor para nós
- aprendi a trabalhar em equipa "
- João Almeida, 11 anos

...tivemos uma feira de "achados e perdidos"...







...E...



...Voltámos mais fortes...





...com muitas saudades da nossa própria família.

Para o Pedro Bartolo, , Inês B.,



...Patchim, Balela,Francisca, Bernardo, Pipa, Diogo, Tomás, Inês, Leonor, Pedro Black,Fred, Maria Gama...



...e para um amigo especial...




...um milhão de foguetes.




Obrigado por estarem connosco no PEGADAS 2009


Sem comentários: