terça-feira, 9 de junho de 2009

Em passeio...


" No âmbito do curso de Alfabetização surgiu a ideia dos formandos (alunos) poderem visitar um museu.



Achei que seria interessante e iria contribuir de certo modo para a sua formação cultural, uma vez que considero que nesta faixa etária as aprendizagens são muito mais produtivas e relevantes se forem feitas através das suas próprias vivências.

Deste modo e para que tal fosse possível e adequado fiz um pequeno levantamento dos museus existentes na zona de Lisboa e achei que o da Electricidade



seria interessante para estes alunos que já são adultos e muitos deles ainda são do tempo em que não havia electricidade nas suas próprias casas.

Após a selecção do museu enviei um e-mail para o mesmo a manifestar o interesse numa visita e a pedir se a entrada poderia ser gratuita, uma vez que a maior parte dos alunos tem algumas dificuldades económicas, a resposta que recebi foi positiva e a visita ficou então marcada para o dia 5 de Junho às 10.00h.

Posto isto faltava ainda uma coisa muito importante, o transporte, falei então com a Maria Gaivão directora da Casa Grande que se prontificou de imediato a colaborar com o transporte dos alunos até ao museu com o apoio do Zé Luis e do António Cunha, dois mediadores deste centro.

E dia 5 de Junho lá fomos nós até Lisboa: chegámos por volta das 10.30h e fomos de imediato recebidos por uma Guia que nos acolheu e levou-nos a visitar o museu.



Ao longo da visita pudemos ver alguns filmes que explicavam como surgiu a electricidade...



e também como foi a sua evolução até aos dias de hoje; para além disso vimos também alguns dos “instrumentos” e meios utilizados para produzir electricidade; os alunos iam ouvindo com bastante atenção as explicações dadas pela guia e alguns deles até fizeram perguntas e deram alguns testemunhos.



À saída consegui perceber que de uma forma geral todos gostaram.

Em suma, posso referir que esta visita foi bastante positiva e que superou as minhas expectativas."

Prof Cecilia Lourenço



NR - No final houve tempo para ir comer um pastel de Belém

Sem comentários: