domingo, 27 de maio de 2007

Sr. Francelino, um peregrino especial!


"Caminhantes" na Galiza!


A procissão saiu à rua !


No caminho com Nossa Senhora!

No sábado à noite muitos moradores da Galiza acompanhados pelo Padre Nuno participaram na procissão em honra de Nossa Senhora de Fátima.
Foi tempo de nos pormos a caminho pelas principais ruas da Galiza, rezando e cantando, dando testemunho do amor e devoção que temos por MARIA.
No sábado à noite idosos, crianças de colo, adultos, jovens, negros, brancos ou ciganos, todos juntos formámos um só povo que acredita...que confia Nela.



Utilizando palavras do nosso prior, Padre António, «Maria é "ponte" para o Reino de Cristo; Maria é auxilio nesta nossa marcha para Deus; é amparo nas nossas fragilidades e poderosa intercessora nas dificuldades que experimentamos....que Ela seja a Luz do nosso peregrinar, seja a força da nossa "teimosia" no seguimento incondicional de Jesus de Nazaré».

segunda-feira, 21 de maio de 2007

Prestação de serviços à comunidade!

No âmbito dos projectos de inserção do RSI (rendimento social de inserção) trabalhados em conjunto com a Segurança Social de Cascais e os parceiros da comunidade (Misericórdia de Cascais, Centro Social Nª Senhora de Fátima, DIST da Galiza-CMC, Junta de Freguesia do Estoril, Centro de Saúde de Cascais-extensão do Estoril, Centro Paroquial do Estoril e EMGHA), a Felícia e a Antónia assumiram a responsabilidade de serem as "zeladoras" dos tanques públicos da Galiza (situados nas traseiras do ATL) . Graças aos seu empenho e responsabilidade os espaços exteriores dos tanques são impecávelmente limpos e o lixo retirado com o apoio da EMAC, contribuindo assim para um espaço comunitário mais acolhedor.

Proposta de equipamento para a nova época desportiva!


Tempo de festejar!

Foi o que aconteceu ontem num almoço realizado nas instalações do ATL da Galiza para todos os "atletas" da Escolinha de Rugby, para os seus treinadores e muitos amigos que permitiram desde Setembro que esta realidade fosse acontecendo e consolidando-se. O almoço constou de "cachorros" servidos por um grupo querido de voluntárias, as nossas "hospedeiras", acompanhado por latas de Ice Tea, oferta de um outro amigo do ATL, o Pedro Castro. A sobremesa foi variada graças ao contributo de todas as famílias que estiveram presentes.Os miudos andaram felizes com a presença de tanta gente mas especialmente porque nas paredes foram afixadas inúmeras fotos das suas participações em treinos e convívios ao longo desta época desportiva. A tarde proporcionou momentos acolhedores para que os pais e treinadores se fossem conhecendo. Houve oportunidade de ver um novo vídeo sobre a Escolinha, com o título "Um dia diferente", o qual relata a participação dos miúdos num convívio realizado no Estádio Universitario em Lisboa. Contamos brevemente colocá-lo neste blog. A participação de muitos amigos no almoço foi forte e não podemos esquecer a Associação de Rugby do Sul através das presenças do querido "Presidente" Paisana e do profº Henrique (vindo directamente do aeroporto onde tinha chegado com a seleção portuguesa de Rugby). Estes dois "Senhores" são responsáveis pela entrada do nosso clube para a federação, são responsáveis pela formação e acompanhamento técnico dos nossos treinadores e acima de tudo são os facilitadores da integração do nosso clube no mundo às vezes um pouco fechado do rugby infantil em Portugal.Trouxeram-nos como presente a camisola do Joaquim Ferreira um bom amigo da Escolinha e pilar da seleção . Obrigado Professor, obrigado Presidente, obrigado Joaquim!
Também não faltaram as médicas que acompanham e registam os dados sobre o "bem estar fisico" dos nossos atletas ( Dra. Maria Castelo Branco e Dra. Marta Moniz), a fisioterapeuta que semanalmente está ao serviço das lesões dos jogadores (Isabel Baleia da ESSA), a seceretária "voluntária" do clube (Vera Lima), o mediador e porta voz para a comunidade alargada das iniciativas da Escolinha, Zé Luis Quintino ( a maior mágoa é de nunca ter jogado rugby), a presença do amigo, jornalista, treinador Afonso V. Pinto que tanto tem puxado por este clube!Outros amigos e pessoas passaram aqui unidos por um mesmo sentimento de solidariedade, alegria e reconhecimento de um novo projecto de ocupação e integração desportiva!

quarta-feira, 16 de maio de 2007

Antes e depois da visita dos nossos amigos americanos!







"Marines" na Galiza!

Um grupo de 6 marines do porta-aviões “USS Dwight D. R Eisenhower” estacionado no Tejo, veio ontem até ao ATL da Galiza para em regime de voluntariado ajudar-nos. De uma forma simples, afectiva e prática pintaram os tanques públicos situados nas traseiras do nosso centro e o exterior do ATL. Graças a eles a nossa casa voltou a recuperar a imagem de uma casinha alentejana típica. Almoçaram connosco e tiveram tempo para estar com as crianças, utilizando na sua comunicação a linguagem universal do gesto.
Prometeram voltar e dar noticias.
Bem - hajam!

Paz e serenidade!

Foi o que um grupo de peregrinos da comunidade da Galiza encontrou e viveu no domingo, dia 8 de Maio, quando visitámos o Santuário de Nossa Senhora de Schoenstatt, no Restelo.
Acolhidos pelo Padre Diogo e por um grupo de amigos, vivemos um tempo de oração, houve jogos para os mais pequenos, lanchámos e participámos na missa dominical.

Com Nossa Senhora até Jesus

Obrigado Padre Diogo, Mi, Duarte, Bernardo, Nuno, Tomás e Doroteia.

sexta-feira, 11 de maio de 2007

Por falar em tachos!


Caldo de Mancarra*
(prato típico da Guiné Bissau)

· 1 frango (sem pele)
· 2 tomates maduros
· 1 cebola grande
· 2 dentes de alho
· 1 cx de espinafres congelados
· 1 boião de manteiga de amendoim
· 1 cubo de caldo knorr
· Sal q.b.

Corta-se o frango aos bocados, a cebola em rodelas, o alho picado e o tomate aos cubos. Coloca-se dentro de uma panela, junta-se o caldo knorr e vai tudo em cru ao lume brando para cozer e apurar. Se o molho começar a engrossar vai-se deitando água. Quando tudo estiver pronto acrescenta-se a manteiga de amendoim, mexe-se e acrescenta-se os espinafres. Coze e está pronto. Acompanha-se com arroz branco.
(Receita da Julieta)

*Mancarra = amendoim

Curiosidades do mundo animal!

Um ouriço - caixeiro visitou durante dois dias o nosso espaço para alegria e curiosidade das crianças. Ficámos a saber que este e outros ouriços vivem no mato,e que se alimentam de fruta... e de cobras (segundo alguns conhecedores). Grelhado, ou guisado, com muita cebola é um dos petiscos favoritos da comunidade cigana! (Petisco??????????)
Esperamos que este tenha escapado da panela e viva feliz por uma larga temporada!

Uma visita especial!



A turma do 8º ano C da Escola Salesiana de Manique organizou uma campanha de solidariedade com o ATL da Galiza através da recolha de roupas, livros e brinquedos. Na 3ª feira vieram visitar-nos.
Assim se faz caminho na escola que educa e incentiva os seus alunos para um “Olhar e estar ao Serviço”.

quinta-feira, 10 de maio de 2007

70 anos!

A Irmã Elvira faz hoje 70 anos.


Uma vida dedicada a Deus e desde há 35 anos ao serviço da comunidade do Fim do Mundo, acompanhada pela ordem das irmãs salezianas à qual pertence!


O ATL da Galiza foi dar-lhe um beijo e agradecer o seu testemunho de vida.

sábado, 5 de maio de 2007

Ser feliz!


O hino de um ATL!


Somos negros, brancos e ciganos

queremos com força gritar

acreditem que não há mesmo enganos

é urgente podermos juntos cantar


Tanta gente vive sem descobrir

o importante é não ter medo de assumir

que cada um é diferente de cada qual

e que o racismo é uma estupidez

nada natural


Somos negros, brancos e ciganos

queremos com força gritar

acreditem que não há mesmo enganos

é urgente podermos juntos cantar


Tanto gente vive ainda no passado

se és diferente não te sentes ao meu lado

como é possivel em ti haver Amor

porque o racismo é uma estupidez, um horror

Agosto de 1992
Hino (letra e música) composto por Guida Ramalheira
(educadora do ATL da Galiza)

Finalmente aconteceu!

Depois de um vida cheia de bons e maus momentos, depois de caminhos percorridos por “prados verdejantes” e por negros abismos é tempo finalmente do Sr. Cândido encontrar uma CASA onde rodeado de dignidade e conforto possa finalmente descansar e sentir-se protegido.
O Sr. Cândido chegou há um ano até nós, trazido por mãos amigas com o pedido desesperado de um local para ele poder viver.
O Sr. Cândido era um sem abrigo, sobrevivendo do apoio de "gentes amigas" da comunidade. Chegou até nós sem documentos, sem bens, sem projecto de vida mas com muitas recordações vivas de um passado onde pontualmente as memórias eram felizes e “quentes”.
Durante todo este tempo, o Sr. Cândido, de uma forma humilde, resignada, mas com esperança, marcou pontualmente a sua presença à 4ª feira no ATL da Galiza para ir buscar alguns alimentos ou notícias sobre o seu futuro.
Foi um longo ano para tratar da sua identidade, dos exames de saúde e outros documentos necessários para o seu internamento.
Foi um longo ano, em que o frio, a chuva, o sol e o silêncio foram companheiros inseparáveis deste nosso irmão.
Finalmente e num dia de grande alegria para quem o conhece e com ele tem uma relação de grande ternura, o Sr. Cândido entrou finalmente no Pisão, a casa que desde 4ª feira foi, é, e será a sua casa. Recebido e rodeado de atenções ele está bem.

Obrigado, Pisão!

Vam'lá!


Vam’ lá!

Ao som deste grito individual mas também colectivo, é mais fácil atirarmo-nos para os desafios que vão surgindo no caminho do Núcleo Galiza (ATL e Casa Grande).
Depois ? Depois é acreditarmos, é abrirmo-nos aos outros, é fechar fileiras em comunidade, é confiar, é rezar, é caminhar com coerência e verdade, e tudo se torna mais leve, mesmo quando confrontados com realidades densas e quase irresolúveis.
É caminhar pela vida e pelo serviço aos outros. É confiar. É amar.
Vam’ lá!

Galiza, uma comunidade que faz caminho!


terça-feira, 1 de maio de 2007

Conversas em dia!


Tempo para partilha, tempo para conversas, tempo para cruzar vidas, especialmente de quem mais necessita!

Obrigado Sofia!

Dar tempo aos outros!

É o que faz o Prof. Zorrinho, voluntário na Casa Grande, quando dá cursos de alfabetização.

Na fotografia ao lado podemos vê-lo numa dessas aulas de alfabetização, acompanhado de um grupo de senhoras alunas da comunidade da Galiza!

Ser família!

Da Galiza para o Chile!

Titi, Keko, Panchuco e Cia! Que saudades temos de vocês!



Um abraço do tamanho do mundo!