segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Curso Biblico!


Com o objectivo de conhecer melhor a História de Deus com o seu povo...
Com o objectivo de conhecer melhor Jesus e os ambientes em que Ele viveu...
Porque a Bíblia é a história do diálogo de Deus com a Humanidade...
Porque Deus continua a dialogar connosco Hoje, através da Sua Palavra...
Porque é importante ler e entender a Palavra de Deus: porque com Ela oramos e Ela transforma a nossa Vida...

...recomeçamos pelo 2º ano um curso bíblico , aqui , na Casa Grande da Galiza.
Acontece quinzenalmente à 3ª feira, às 21h sob a orientação da Micha Lucena.
Para quem estiver interessado , pode contactar a nossa " secretária voluntária " através do seu email - fernanda.cristina@yol.pt

terça-feira, 23 de outubro de 2007

Muitas mãos amigas...



...fazem pequenos milagres.
Com a fruta excedente ou oferecida por voluntários, o "grupo da compota" vem cheio de boa-vontade, aventais , facas e uma balança para confecionar doce para o lanche das crianças do ATL da Galiza ou para serem distribuidos semanalmente às familias inscritas no BA.
Obrigado à Lú ( coordenadora do grupo ) e às muitas Maria's e Teresa's que hoje aqui estiveram.

Dicionário - Grupo da compota é um grupo de voluntárias da Paróquia de St. António do Estoril que se disponibiliza sempre que necessário a apoiar o ATL, o Centro Social Nª Senhora de Fátima e o centro Paroquial do Estoril.

domingo, 21 de outubro de 2007

AS NOSSAS CRIANÇAS PRECISAM URGENTEMENTE DE LEGOS!


... ao fim do dia e depois de fazerem os trabalhos de casa, elas gostam de brincar e construir verdadeiras cidades em legos.
Precisamos de muitas mais peças de legos.
Se as tens e já não são utilizadas por si ou pela sua família, façam - nos chegar ao nosso centro.
Obrigado!

Ester, António e Tomás - monitores do ATL da Galiza

O" Projecto Saber Mais " da Casa Grande já está a funcionar!



Para o ano lectivo de 2007/2008 já acontecem no nosso centro formações dirigidas a jovens e adultos da comunidade alargada:
- Português p/ estrangeiros à 2ª e 4ª feira (18h30m às 19h20m ;19h30m às 20h30m )
- Inglês para iniciados à 2ª e 4ª feira , das 19h30m às 20h30m.
- Inglês para avançados à 3ª e 5ª feira , das 19h30m às 20h30m.
- Informática de 2ª feira a sábado , em vários horários diurnos e noturnos.
- Corte e costura à 3ª e 5ª feira das 17h às 19h e ao sábado das 10h às 12h.
- Alfabetização de adultos - à 2ª, 4ª e 6ª feira das 16h às 17h.

A concretização do curso de Francês e das formações de Olaria e Culinária estão dependentes do número de inscrições.
Qualquer informação pode ser dada diariamente na Casa Grande entre as 9h e as 17h ou pelo tel. 21.4671334.

sábado, 13 de outubro de 2007

Parabéns à Escolinha de Rugby da Galiza!



Juntamente com o St. Julian's Rugby Club festejámos o nosso 1º aniversário.
Foi no campo de St. julian's, com muito sol, famílias, amigos, um grande bolo de anos (encomendado pelo secretário da Escolinha o Zé Luís), palavras amigas do Sr. presidente da CMC Dr. Capucho e do nosso provedor Arq. Elias Gonçalves, e a força da ARS com o Presidente Paisana e os prof. Mário Pato e Henrique Garcia.
Para grande alegria dos nossos jogadores estiveram lá 3 "LOBOS" da nossa selecção: Frederico Sousa, Pipoca e Murinel.Foi um dia em grande e muito bem passado!
Um obrigado muito especial ao prof. João Bento da CMC, à Isabel e amigas fisioterapeutas da Escola Superior de Saúde de Alcoitão e ao GRANDE Simon Mount, director do Clube de Rugby de St. Julian's. Ele é um grande amigo nosso!

domingo, 7 de outubro de 2007

o ATL da Galiza em movimento !


A nossa casa continua o seu caminho de apoio às crianças e adolescentes da comunidade.
Neste novo ano lectivo 2007/2008 damos reposta a uma série de projectos, sendo comum a todos eles o nosso principal objectivo:"acolher, acompanhar, amar e individualizar as crianças que até nós chegam ou por nós são acompanhadas".
Estamos em:
- Projecto de "Animação Sócio-educativa " (em parceria com o Agrupamento de Escolas de S. João do Estoril e Câmara Municipal de Cascais), as nossas monitoras Sandra e Cristina asseguram diariamente entre as 15h30 e as 18h nas instalações do Jardim de Infância da EB1 da Galiza actividades lúdicas para um grupo de 24 crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos.
- Projecto de "Enriquecimento de actividades curriculares" (também em parceria com o Agrupamento de Escolas de S. João do Estoril e CMC) uma equipa do ATl da Galiza constituída pelo Rómulo, Raquel, Isabel, Salomé e Maria P. apoiam e dinamizam diariamente entre as 15h45m e as 17h, actividades de Inglês, Expressões, Música e Desporto para cerca de 50 crianças nas instalações da Escola Básica nº 1 da Galiza.
- Projecto de "Extensões e interrupções lectivas" apoiado pela Segurança Social e através do qual recebemos a partir das 17h30m no nosso centro cerca de 21 crianças,vindas das actividades escolares.Aqui, ficam até ás 19h30m em actividades lúdicas e de apoio ao estudo.
- Projecto de apoio a adolescentes do 5º e 6ºano e que existindo há já muitos anos na nossa casa, recebe agora o apoio da Segurança Social. São cerca de 17 os adolescentes inscritos neste acordo e acompanhados pela Educadora Elsa.
- Projecto ATL da Galiza/família - pela proximidade e pelos anos de relação com as famílias da comunidade continuamos a receber diariamente, em regime pós escolar, cerca de 55 crianças e adolescentes. Com eles estão em acção directa a Elsa, o António, o Tomás, a Ester, a D. Teresa.O João Gama Jr.e o Rómulo no ringue em actividades lúdicas e desportivas, a Nicha na cozinha e limpeza do espaço, a Maria na coordenação e a Sofia no apoio administrativo, asseguram o bom funcionamento da casa.
Um grupo de voluntários e amigos está a recomeçar o seu apoio especialmente nos espaços lúdicos e desportivos.
A caminho dos 25 anos do nascimento do ATL da Galiza,aqui diariamente agradecemos a Deus a possibilidade de ele continuar presente e vivo na vida de cada um de nós(crianças e jovens, famílias, equipa e comunidade alargada)!

terça-feira, 2 de outubro de 2007

Rendimento Social de Inserção!

A Equipa RSI Estoril surge com a celebração de um protocolo a 1 de Junho de 2007 entre o Instituto de Segurança Social, I.P/Centro Distrital de Segurança Social de Lisboa (CDSS) e a Santa Casa da Misericórdia de Cascais (SCMC).
Constitui uma nova resposta de intervenção local/comunitária integrada na Casa Grande da Galiza, que possibilita a prevenção e reparação de situações de carência social, a partir do desenvolvimento de acções no âmbito do acompanhamento de famílias vulneráveis, mais precisamente de 100 famílias beneficiárias do Rendimento Social de Inserção (RSI) pertencentes à freguesia do Estoril.
O seu trabalho tem a finalidade de assegurar aos elementos dos agregados familiares beneficiários do RSI da freguesia do Estoril “recursos que contribuam para a satisfação das suas necessidades mínimas e para o favorecimento de uma progressiva inserção social, laboral e comunitária” (Lei nº 14/2006 de 23 de Fevereiro), bem como de prevenir situações de risco social, desenvolvendo projectos de carácter pedagógico e dirigidos aos elementos da comunidade.
Esta equipa trabalha em parceria com organismos e estruturas do Concelho de Cascais (Segurança Social de Cascais, DIST Galiza, Centro Social Nª Senhora de Fátima, Junta de Freguesia do Estoril, Centro de Saúde de Cascais - extensão do Estoril, EMGHA e Centro Social e Paroquial do Estoril), procurando também criar novas parcerias que sejam consideradas uma mais valia para o trabalho a desenvolver, com o objectivo de responder de forma adequada e atempada à população.
A equipa é constituída por dois técnicos, José Jorge (Técnico Superior de Serviço Social) Maria João Queiroz (Psicóloga Educacional) e três mediadores António Cunha, Francelino Correia e José Luís Quintino.